quinta-feira, 25 de março de 2010

Justiça Portuguesa no Futebol!

Geralmente não falo sobre futebol no Blog, no entanto adoro desporto e não sendo a modalidade do meu coração e que pratique durante 8 anos, tenho de admitir que gosto bastante de futebol… Quem me conhece diz facilmente que não gosto de perder nem a feijões. O que pode ser considerado como mau perder. Não confirmo nem desminto!;)

Mas não e sobre isso, que pretende falar… Justiça! Basta estar atento e ser uma pessoa interessada pela realidade que nos rodeia, que facilmente constatamos que a justiça em Portugal é vergonha…. Existem tantos casos que não vale a pena estar a enumera-los.

No dia de ontem, veio a publico de uma forma cabal que a injustiça também existe no Futebol… Obviamente que não é a primeira vez, mas este conseguiu tomar uma proporção GIGANTESCA… Para os menos interessados ou distraídos, posso fazer um pequeno resumo da história:

No dia 20/12/2009 no Estádio da Luz, após ter decorrido o jogo referente à 14ª jornada, com vitoria para a equipa da casa. No recolher aos balneários, houve confrontos entre alguns elementos da equipa visitante (FC Porto) com os stewards (elementos de uma empresa de segurança, contratados pela equipa da casa –SL Benfica).

Como é óbvio, dado o alarido, a Liga Portuguesa de Futebol, recorreu as imagens de vídeo vigilância internas, para decretar que os jogadores Hulk e Sapanaru, fossem castigados com 3 e 4 meses respectivamente. Por curiosidade, consultei as imagens que serviram para castigar os jogadores, (disponível para qualquer um no Youtube), e não consegui “decifrar” em que momento os “acusados” tinham agredidos os ditos stewards. Mas OK…

Passados 100 dias, após recurso por parte da Equipa lesada (FC Porto), a Federação Portuguesa de Futebol, REVOGOU A DECISAO!

Factos, os “acusados” não realizaram 15 jogos!

Claro que esta decisão, provocou criticas por parte da Equipa lesada, assim como levantou suspeitas muito pouco positivas para o futebol português… Mas até aqui não existe novidades… Não faltam casos de suspeição no futebol nacional.

Obviamente tenho a minha opinião, e vou guarda-la apenas para mim. Mas deixo a LEI, pela qual os dois órgãos em causa, se basearam para decidir, mas de forma distinta!

Passo a citar:

“No entendimento dos conselheiros, a Comissão Disciplinar da Liga aplicou o artigo errado. O mais correcto seria o 120º do regulamento disciplinar, referente a agressões a elementos do público, puníveis com suspensão de 1 a 4 jogos.”

E

“O CJ considerou que, ao contrário do entendido pela CD, os "stewards" agredidos pelos dois jogadores não são "intervenientes no jogo", como exige o artigo 115. Defende o acórdão que "a razão da suspensão por tempo e não por jogos, quando os agredidos sejam árbitros ou membros de órgãos das estruturas federativas, reside no estatuto e posição hierárquica dos agredidos." Considerá-los elementos do público "não é muito líquido ou satisfatório, mas conduz a uma punição sem excesso".

Deixo um pensamento: Será apenas uma questão de interpretação ?

Deixo-vos com a opinião de quem pode opinar (especialistas)

Carlos Abreu Amorim (jurista)
"CD da Liga viciou o campeonato"

"A decisão de hoje acaba por repor um pouco de justiça e demonstra que o CD da Liga e o Dr. Ricardo Costa, não tem idoneidade no cargo que ocupam. Eles macularam este campeonato, com uma intervenção aleivosa e de má-fé e uma interpretação (steward/interveniente no jogo) que só prejudicou o FC Porto e viciou o campeonato. Houve dolo do CD da Liga e, apesar de todas as pressões, não teve acolhimento do CJ da FPF."

José Manuel Meirim (Professor de Direito do Desporto)
"Impugnação sem suporte legal"

"Sempre disse que a situação não era correcta, sendo de prever a redução dos castigos. Não me recordo de nenhuma redução de pena semelhante, mas não me parece que a competência da CD da Liga possa ser posta em causa. Pode sim ser criticada. Os danos provocados ao jogador e ao clube são difíceis de provar, mas há uma porta aberta para se pedir responsabilidades. Não há suporte legal para impugnar o campeonato."

1 comentário:

Miss Complicações disse...

Obviamente que nem li o post (quem diz a verdade não merece castigo) só vim aqui dizer olá e adeus :)