terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Nomadismo ou Quem tem Cú, tem medo!?

Usando a famosa wikipédia, para enquadrar os leitores, o nomadismo é a prática dos povos nômades (ou nómadas), ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar. ;)

É a história da minha vida. Nascido e criado em Évora (Alentejo :), acabei por iniciar-me nesta pratica do nomadismo com 22 anos. Miúdo, mimado e desafiado por palavras da minha cara-metade, acabei por mudar-me de malas e bagagens para a Figueira da Foz. 4 Meses. E que belos 4 meses… Supostamente incluído numa formação em Informática no intuito de obter o “famoso” CAP (Certificado de Aptidão Profissional), atribuído pela FDTI (Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação). Qual o meu espanto, quando fiquei “fechado” num hotel em Buarcos, durante 4 meses, espaço esse co-habitado por mais 250 pessoas de vários distritos do País e Palop´s. Aulas durante o dia, e rambóia da grande à noite… Passados 2 anos em 2002 e após, ter sido “dispensado” da Escola Profissional, na qual desempenhava o papel de formador de apoio, decidi investir em Leiria. Mais uma vez, em busca do desafio, e para estar mais perto da minha cara metade, criei raízes durante 6 anos em Leiria (até 2008). Momentos extraordinários, realização profissional, tirando a “estupidez” de ter comprado casa. No dia que assinei a escritura, devia ter partido o braço com o qual assino! Juro! E não estou a brincar! :)

Não satisfeito, decidi mudar-me para Lisboa! Possibilidade de transferência para delegação que pretende-se, e claro a possibilidade de viver com a cara metade… enfim. Todo reunido mais um vez, para uma viagem até Lisboa (até hoje). Qual o meu espanto que após uma viagem de negócios a Leiria (ontem), e após almoçar com um grande amigo meu, surgiu novamente a possibilidade de voltar a Leiria. Projecto super aliciante, condições contratuais melhoradas, vencimentos e ferramentas de trabalho ao extremo. Para melhor identificarem, o Director da Empresa, pediu-me para eu fazer 2/3 propostas com as condições que eu necessitava para ir trabalhar para a Empresa dele.

Agora, o momento de reflexão, existe um ponto importante que mudou… já não tenho a “famosa” relação! Já nada me prende sentimentalmente em Lisboa. A possibilidade de entrar num projecto espectacular, onde posso “desenhar” as condições que eu necessito para trabalhar… leva-me a pensar em mudar novamente…
Usando mais uma vez o Wikipédia, para descrever os nômades e o nomadismo; “são povos do tipo caçadores-colectores ou pastores, mudando-se a fim de buscar novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estavam. Os nômades não se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens.”

Fica a pergunta: serei um “verdadeiro” nómada. Ou alguém, que em momentos de “perda” corre para o seu porto seguro!? Ajudem-me ;)

11 comentários:

Anónimo disse...

E que porto seguro. :)

Gosto muito daquela zona.
Houve um periodo da minha ainda curta vida, que rumava para lá todos os fins de semana.
Muitos passeios a cavalo pelo pinhal e longos jantares no Tromba Rija.

Boas lembranças de Cortes. :)

Ps: Também gostava muito de ir a um restaurante onde se comia um piano e uma morcela de arroz com couve que era de babar, mas não me lembro do nome.

Beijinho
Kikas_Lisboa

EU SOU EU disse...

Sou da opinião que mais vale arriscar...e poderes dizer que tentaste..mesmo que no futuro tenhas de dizer que te arrependes...mas por algo que fizestes...não algo que deixastes por fazer...senão vais ficar daqui a uns tempos a pensar...E SE EU TIVESSE...
Procura é fazer o que gostas...e sempre...estar de acordo...com o teu coração...e tudo o resto não passa de bens materiais...casas...carros...tudo pode ser reposto...excepto a tua felicidade e tempo perdido...

apenas1escape disse...

Kikas_Lisboa:

É sem dúvida uma zona excelente! Qualidade de vida! Em relação aos cavalos, conheces a Quinta dos Lagos / a sua Escola de Equitação/Centro Hípico!? Estás! Em relação à comida, aconselho a Marisqueira "João Gordo", conhecidíssima em Leiria! Manjar dos Deuses! Acredita :)



Eu_Sou_Eu
Concordo contigo! Se repares sempre tentei conciliar os 2 mundos! O real e o dos sonhos! Sempre segui o meu coração! Neste momento talvez precise de seguir a lógica, dado que o coração está vazio!

Anónimo disse...

Conheço o João Gordo claro!(
Nota-se muito que que adoro comer?) Lol
Em relação à escola de equitação, não conheço.
Os cavalos são de uma amiga muito querida que faz o favor de me deixar matar o vicio quando vou a Leiria. ;)

Ps: Como está a correr o teu momento de reflexão em relação à decisão que tens de tomar?
Pelo que falas a proposta é bastante tentadora.
Como eu costumo dizer, um rio não passa duas vezes no mesmo lugar.
é preciso é ser feliz! ;)

Anónimo disse...

Era eu...Esqueci-me de assinar. :)

Kikas_Lisboa

Miss Complicações disse...

"Bora lá miúdo" ;)É verdade que deverias ter partido um braço quando assinaste a escritura da casa, mas mais vale arrependeres-te de algo que fizeste do que algo que ficou por fazer.
Se é como nomada que és feliz, que assim seja. Devemos correr sempre atras da nossa felicidade e se ela estiver no fim do mundo é para lá que devemos ir.
Em Évora viveste a irresponsabilidade da adolescencia. Na Figueira da Foz a loucura da Juventude. Em Leiria tornaste-te adulto. Em Lisboa cresceste e aprendeste a arriscar. Tens tudo para ser feliz. Tens tudo para vingar. Tens os erros do passado para te orientarem para um futuro. Tens uma amiga para a vida, que estejas onde estiveres, estará sempre disponivel nem que seja para te puxar à terra.

Acabei de ganhar o dia ;)

Beijos

Cláudia Machado disse...

Lisboa e Leiria não são assim tão longe uma da outra.
Quando estiveres em Leiria a ser altamente bem sucedido podes sempre dar um pulinho a Lisboa matar saudades. :)

Spirit disse...

Pensamento positivo.. se voltares para leiria pelo menos agora tens cinemas com fartura e em breve (ai.. que eu conto os dias!!) um centro comercial minimamente decente (espero..)

apenas1escape disse...

Kikas_Lisboa:

Parabéns pela amiga que tens! É mesmo do coração! :)
Sem duvida uma excelente anfitriã. Em relação ao momento de reflexão, a decisão esta já tomada! A questão é mais pessoal! Sempre foi muito impulsivo. Neste momento gosto de pensar uns dias, embora já saiba a resposta! :)

Miss Complicações:

Bem, fiquei sem palavras! Até parece que me conheces como ninguém! ;) Deves ser psicóloga! :)

Palavras sábias de alguém que me diz muito! É verdade, que os erros do passado, devem servir como orientação. É isso que pretendo fazer! Não me arrependo de nada (menos a casa, claro) :)

Em relação ao puxares-me para o chão, isso sim agradeço. Por vezes, ou quase sempre “vivo nas nuvens”… de uma forma despreocupada, e sem pensar nas consequências! Se assumir a minha decisão, ficarei mais longe, da minha família.

Ganhaste o dia?! Então?! Descobriste a chaves do Euromilhões, ou isso é todo felicidade por me veres longe!? :)


loira:

É verdade, a distancia nunca foi problema para mim! Mas deixo em Lisboa pessoas que me dizem muito. Algumas delas que me marcaram e das quais nunca me esquecerei. Em Lisboa deixo uma relação de 14 anos. E amigos muito importantes para mim. Mas como tu o dizes e bem, um “pulinho” a Lisboa, resolve todo!

Spirit:

Xiiiiii… Essa conversa já a ouço desde 2002 eheheh. Assim espero também. Só iria ajudar mais o desenvolvimento da cidade, que se encontra num local estratégico. Perto de Lisboa e não muito longe do Porto! No entanto com as obras que estão a fazer no Continente, não vejo um Shopping tão depressa!

Anónimo disse...

Bom, agora vou ter de vir aqui todos os dias...Vou querer saber o resultado da tua decisão. ;)
Anyway, seja qual for, desejo-te a maior das sortes.

Ps: Agora vou-me voltar ali outra vez para a Sportv, a coisa não está facil. :(

Beijinho
Kikas_Lisboa

apenas1escape disse...

É verdade!!! És portista!!! Xiuuuu... senao esta malta deixa de aparecer! :)

Está dificil e aposto que fica 0-0 ;)